quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Quando vale a pena gastar tempo (ou não): hobbies

Hobbies são uma parte importante da vida. A gente se distrai, aprimora habilidades, socializa... Acho fundamental cultivarmos alguns. Mas é preciso ter cuidado para, como tudo na vida, não exagerarmos ou não escolhermos mal.

Para começar, acho importante avaliar quais são os hobbies que realmente queremos ter na nossa vida. Às vezes começamos um porque alguém que gostamos nos chama. Ou porque fazia sentido em uma determinada época. Ou porque o lugar ficava perto de casa. Ou porque era a única coisa que dava para fazer no horário livre. Ou simplesmente porque parecia algo legal de fazer. Sei lá... Mil motivos. Qualquer um tão válido quanto o outro.

Mas essas situações podem mudar. Ou então podemos perceber depois de um tempo que o benefício não está compensando. Ou o lugar onde praticamos pode fechar. Enfim... A vida muda. E tempo é o recurso que mais nos falta hoje em dia. Então, para começar, acho sempre necessário pensar se aquele hobbie é importante mesmo. Se ele merece estar entre as coisas às quais queremos dedicar parte da nossa já-tão-cheia-de-coisas vida.

Se a resposta for sim, o próximo passo é realmente inclui-lo no dia a dia. Não adianta falar que sim e praticar uma vez ou outra. Se você gosta, porque não tornar constante? Além de ter mais daquilo que se gosta na vida, ainda temos a chance de melhorar naquilo, e de aproveitar melhor seus benefícios. Que seja praticar um esporte, cozinhar, escrever, jogar, desenhar...

Eu cultivo a disciplina de estar sempre praticando meus hobbies, como a capoeira, a corrida e os jogos. É justamente para ter tempo de fazer essas coisas, que eu amo e que me fazem tão bem, que me esforço tanto para não gastá-lo com bobagens. É uma das maiores contribuições do minimalismo para a minha vida.

Capoeirando

Capoeirando de novo
Jogando 7 Wonders

5 comentários:

  1. Eu fiz capoeira por três meses, mas infelizmente tive que deixar de lado porque comecei a estudar nos finais de semana para entrar numa faculdade. Ainda tenho pretensão de continuar ou começar uma outra arte marcial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Susany! Se curtiu e tem vontade, procura sim. Se der para conciliar com suas outras prioridades, vai ser legal demais. Boa sorte ;)

      Excluir
  2. Eu amo estudar piano. Estudei até meus 18 anos de idade, depois me mudei de cidade, o piano ficou na casa dos meus pais, e não tive mais como ter aulas.
    Mas há dois anos fui a Miami, e comprei um piano elétrico, e trouxe como bagagem!!! (imagina o trabalho de CARREGAR UM PIANO literalmente pelos aeroportos) Me planejei pra estudar todos os dias, mesmo que fosse meia hora, pra tentar pelo menos voltar pro mesmo nível que eu estava quando parei, há 12 anos atrás... Mas acredita que eu NUNCA nem abro o bendito piano?? Tem dias que nem lembro, e quando lembro penso "hoje vou dormir cedo, ou vou cozinhar, ou vou arrumar a casa... Amanhã começo sem falta", e assim vou adiando...
    Mas esse post me inspirou. Vou tentar marcar um horário pra estudar, sem falta e sem desculpas!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Anne! E, se conseguir, tenho certeza de que vai ser bom demais para você. Se não, também, porque pelo menos você dá um destino para o piano e passa a ocupar o lugar e a mente com outras coisas mais importantes para você.
      Acho que meia hora por dia pode ser muito. Pode te desencorajar. Até o hábito pegar, por que você não pensa em tocar 3 vezes por semana?
      Boa sorte ;)

      Excluir
    2. Vou fazer isso! :)

      Excluir